fbpx
Menu fechado

Você tem perfil para ser empreendedor?

Você tem perfil para ser empreendedor?

O sonho de muitas pessoas hoje é empreender no negócio próprio. Independente do motivo, necessidade ou oportunidade, muitos querem ser patrões de si mesmo. A questão é, você tem perfil para isso?

Ser dono do próprio negócio traz consigo um pacote de benefícios e um pacote igual de sacrifícios. O que muitos acabam esquecendo de analisar é esse último, uma vez que a mídia e casos de sucesso costumam focar apenas nas coisas boas e sucessos da carreira de um empreendedor.

Diante disso, este texto tem o objetivo de te mostrar não o lado ruim, mas sim te apresentar o perfil básico que um candidato a empreendedor precisa ter.

 

Dividimos o perfil em 3 grupos: Psicológico, técnico e administrativo. Vamos a eles?

 

1 – Perfil Psicológico

Todo futuro empreendedor precisa ter uma mente bem equilibrada e preparada para o que virá. Desafios e sacrifícios serão companheiros de sono, ainda mais no começo. Conseguir se manter motivado, dedicado e focado serão características essenciais. A dica nesse ponto é começar com um proposito, ou seja, antes de pensar no que fazer, pense no cenário mais amplo, como por exemplo resolver o problema das pessoas e não apenas ganhar dinheiro.

 

2 – Perfil Técnico

Já começo dizendo que nesse perfil não precisar ser engenheiro em nada. Esse perfil preza pela capacidade de entender tecnicamente do que seu negócio oferece para o mercado. Mesmo que você contrate alguém para produzir seu produto ou terceirizar o serviço, como empreendedor, é sua obrigação entender o mínimo do que sua empresa está entregando. Com esse conhecimento você pode gerenciar os processos, mas isso é assunto do próximo perfil. A dica aqui é estar sempre presente, não deixe o rei na sua barriga falar mais alto, sempre acompanhe todos os trabalhos realizados dentro do seu negócio.

 

3 – Perfil Administrativo

Administração pode ser traduzida como o braço direito de qualquer empreendedor. Independente do porte do negócio, se é você mesmo que produz, vende e entrega, será preciso administrar o negócio em algum momento. Essa administração vai desde a odiada e vital gestão financeira a queridinha gestão de marketing. Logicamente, no começo não é necessário grandes estruturas de gestão, mas se acostume, afinal, à medida que o negócio for crescendo, a gestão também vai. A dica de ouro nesse ponto é estudar continuamente. O mercado muda e os conhecimentos também, por isso, acompanhe-o.

Por fim, analise bem esses perfis. Não se preocupe se não tiver um deles ou mesmo nenhum, tudo pode ser aprendido com esforço e trabalho. Seja começando seu negócio com eles ou não, só saiba que se seu perfil não estiver batendo com esses, sua caminhada no empreendedorismo pode não chegar muito longe.

 

Se precisar de alguma ajuda, a Equipe da Aliae está a sua disposição para te ajudar a fortalecer o seu negócio. Clique aqui e faça seu pedido de consultoria gratuita!

Caso deseje consultar nossa agenda de horários disponíveis, só Clicar aqui.