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Por onde começar a vender online?

 

A crise do Covid-19 pegou muitos comerciantes desprevenidos quando o assunto é vendas pela internet. Muitos empreendedores não tinham nem estrutura preparada para vender online, inclusive muitos se quer já haviam pensando nessa possibilidade.

 

A crise chegou e chegou rápido para os pequenos comerciantes que viram praticamente as vendas caírem do dia para noite. Uma alternativa é justamente vender online e fazer as entregas, mas esse modelo de vendas ainda é muito desconhecido e pouco explorado por muitos micro e pequenos negócios.

 

A disponibilidade de tecnologias atualmente já permite, de forma muito mais fácil, que em poucas horas um produto possa estar sendo vendido na internet. Entretanto, a mesma tecnologia que facilita, traz inúmeras ferramentas e possibilidades, que por sua vez exige do empreender atenção e muito cuidado para não cair em armadilhas quando o assunto é vendas online.

 

Nenhum empreender precisa começar a vender online montando uma megaestrutura de vendas e um site complexo para tal fim. Logicamente, pontos básicos como planejamento de entregas e uma boa divulgação, por exemplo, já são necessários mesmo para quem está iniciando a jornada de vendas online. Hoje existem ferramentas e plataformas fáceis de configurar e que fornecem diversos recursos a escolha do empreendedor.

 

Existem alguns tipos e formas de vender online que elencamos um resumo para você entender e escolher por onde começar, vamos a elas:

 

Redes Sociais

Embora as redes sociais não foram feitas para se fazer vendas diretas, elas são excelentes plataformas para começar a fazer seus testes de vendas online. Você pode começar divulgado e anunciando seus produtos por elas e fazendo e fechando a venda por telefone ou WhatsApp. Isso vai te ajudar a testar o mercado e se preparar para passar para um outro nível de vendas online.

 

Marktplaces

Outras plataformas interessantes para você usar antes de ter sua própria loja online são os marketplaces, que nada mais são do que grandes sites de vendas, já estabelecidos do mercado, e que funcionam como shoppings centers onde várias empresas colocam seus produtos a vendas. Essa opção tem custo zero ou muito baixo de implantação e, na maioria dos casos, você só vai pagar um percentual do valor dos produtos que vender.

 

Plataformas de E-comerce

Essa opção exige um pouco mais de conhecimento técnico e dedicação, mas também é muito simples de aprender e operar. São plataformas que já lhe permite criar uma loja só sua, que embora só disponibilize blocos de personalização, já é o suficiente para ter a loja configurada com a cara do seu negócio.

Na internet você encontra várias empresas que oferecem essas plataformas formatáveis. É indicado para quem já fez testes em redes sociais e até mesmo em marktplaces e precisa de um pouco mais de recursos para suportar o aumento das vendas online.

 

Se você está iniciando nas vendas online, sugerimos fazer testes, principalmente com redes sociais que são gratuitas. A medida que as vendas forem crescendo, pode ir migrando para as plataformas com mais recursos.

 

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