fbpx
Menu fechado

O que você precisa saber antes de pegar dinheiro emprestado para sua empresa

O que você precisa saber antes de pegar dinheiro emprestado para sua empresa

 

A crise já está afetando os caixas e as contas das empresas. Os micros e pequenos negócios, incluindo os MEIs e os autônomos são os mais afetados porque, em sua maioria, não possuem reservas financeiras para momentos de crise.

Nesse momento, uma opção surge como salvadora, buscar crédito no mercado e conseguir um empréstimo. Entretanto, é necessário pensar e planejar bem antes de criar mais uma conta fixa neste momento, ainda mais sem saber como vai ficar o futuro da própria empresa e do mercado.

O dinheiro de empréstimos, fornece um alivio momentâneo para a empresa, mas esse remédio de curto prazo pode ser o veneno a médio e longo prazo. Planejar muito bem a parte financeira quanto a essa nova dívida é o primeiro e mais importante ponto a se trabalhar.

Antes de pegar qualquer empréstimo, considere pelo menos esses três pontos:

 

1º – Verifique sua capacidade de pagamento
Qualquer valor de empréstimo vai gerar uma nova conta fixa a ser paga todo mês. Esse valor, independe se é pouco ou muito, deve ser projetado no seu caixa e somado a outras contas já existentes. Feito isso, você saberá identificar o quanto a mais precisará vender para cobrir o aumento de gastos. Em momento de crise, nem precisamos dizer o quanto é complicado aumentar as vendas. Pense bem.

 

2º – Planeje e defina exatamente para onde vai o dinheiro

Quando um dinheiro de empréstimo chega e cai na conta, a tentação é grande de usá-lo para vários fins, mesmo sendo destinos justos como salários atrasados do dono, esse uso não planejado pode agravar demais a situação. Para evita isso, antes mesmo de começar a buscar dinheiro no mercado, defina e planeje exatamente o que vai fazer com o valor. Seja para capital de giro ou investimento, o importante é definir antes do dinheiro chegar. Depois, é só ser disciplinado e seguir o planejado.

 

3º – Fique atento a juros e taxas

Em momento de crise, podem surgir muitas linhas de crédito para ajudar os empreendedores, e isso é ótimo. Entretanto o empreendedor precisa ficar atendo porque em finanças, tudo tem um custo e condições, e são justamente esses pontos que podem se tornar uma pegadinha quase invisível que vai fazer do remédio uma coisa pior que a doença. Antes de assinar qualquer coisa, entenda muito bem as condições do contrato de empréstimo. Investir tempo e atenção nesse momento é sem dúvida um bom negócio.

 

Seja como for e se precisar, é sim recomendado buscar crédito no mercado para evitar que seu negócio feche nesse momento difícil, só precisa mesmo ter atenção e cautela para não deixar o mar de ofertas e as armadinhas de que podem existir em alguns empréstimos fazerem sua empresa sofrer ainda mais.

 

Se precisar de alguma ajuda, a Equipe da Aliae está a sua disposição para te ajudar a fortalecer o seu negócio. Clique aqui e faça seu pedido de consultoria gratuita!

 

Caso deseje consultar nossa agenda de horários disponíveis, só Clicar aqui.