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O bom uso da fotografia para os negócios

 

Pegar imagens com pouca qualidade no Google, esquecer de tratar as fotos que tira, salvar imagens dentro do Word, ou ainda, usar somente texto(!): hábitos como estes precisam mudar. A frase “uma imagem vale mil que mil palavras” é batida, mas é verdade. A produção e publicação de fotos com qualidade influencia muito sobre o produto ou serviço que você quer vender e em como você quer que seu negócio seja lembrado pelo público.

– Fuja de arquivos com baixa resolução: uma imagem digital é composta por pixels e, quantos mais pixels tiver, mais nítida será. Quando falamos de arquivos para impressão ou visualização, usamos o DPI (dots per inch, ou pontos por polegada). Os dados estabelecem a capacidade de visão do olho para 300 DPI, abaixo desta resolução começamos a enxergar falhas (o famoso efeito de pontilhado) nas imagens. Ao baixar arquivos da internet, busque aumentar a imagem para ver se ela ainda fica bem nítida, ou seja, sem muitos pontos desfocados. Imagens que aparecem repetidamente em diversos sites também não são indicadas, pois pode ser que o cliente tenha a impressão que já viu aquilo em algum lugar, perdendo o ar de novidade.

– Crie um conceito: se for fotografar, de nada adianta tem uma ótima câmera profissional sem pensar no objetivo da imagem que vai fazer. Será uma foto para atrair para as vendas? Divulgar que você tem aquele produto disponível? Mostrar as pessoas o valor que seu negócio agrega? Gerar simpatia com o público? Pense bem nisso e depois comece a tirar as fotos.

– Acerte no cenário: pense na apresentação de seu produto, escolhendo bem o plano de fundo da foto (evitar locais poluídos/ bagunçados visualmente), a iluminação adequada dependendo da câmera ou celular que usar, na posição do produto e demais detalhes. Tire fotos de diferentes ângulos para aumentar suas opções futuras de uso da imagem e as confira antes de terminar o processo de tirar fotos, para evitar retrabalho.

– Invista na edição das imagens: embora utilizar filtros de imagens (comuns em celulares e aplicativos de rede sociais) seja simples, nem sempre basta ou é adequado para fins comerciais. Para dar um efeito profissional às suas fotos, faça a edição das imagens no computador, controlando luzes, cores, cortes e o que mais for necessário para que a foto fique atrativa. Você pode pedir a ajuda de alguém, contratar ou aprender gratuitamente sobre isto na internet. Além disso, quando for postar nas redes sociais, procure padronizar as publicações, utilizando como complemento, por exemplo, as cores das sua marca nas bordas da foto, ou colocando seu símbolo.

– Coloque-se no lugar do cliente: antes de escolher uma imagem, pense se você mesmo ficaria atraído por aquele produto ou serviço caso aparecesse para você daquele jeito.

Aproveite essas dicas e perceba na prática como as boas fotografias vão ajudar a crescer o seu negócio!