fbpx
Menu fechado

Investir ou não investir durante uma crise?

 

 

Durante uma crise, falar em investimento pode ser considerado loucura por muitos. Para empreendedores, investir sempre é uma decisão complexa pois deve se levar em consideração vário fatores, um deles é o cenário. E, se estamos em um cenário de crise, a resposta parece logica sobre investir ou não.

 

Não, não é uma resposta simples e logica, ela depende de um monte de variáveis, mesmo durante uma crise.

 

Pensando de forma superficial, investir em momentos que o mercado está em crise é realmente um mal negócio, entretanto, embora a palavra crise tenha seu peso nessa decisão, outros fatores importantes devem ser considerados.

 

Um dos pontos mais importantes a se pensar e contrabalançar com o cenário ruim é justamente para que você está planejando fazer o investimento, ou seja, o destino dos recursos e o resultado esperado. Imagine que o investimento passa ser em equipamentos que irão aumentar a produtividade de determinado produto que mesmo durante a crise a demanda continua aumentando. Nesse contexto, o investimento não só é um bom negócio como também se apresenta como forma de impulsionar a empresa.

 

Outro fator que justificaria muito bem fazer um investimento durante uma crise seria aproveitar uma oportunidade no curto prazo que o retorno possa vir em um futuro próximo. Um exemplo disso seria uma compra de um imóvel, que pela crise está com o preço bem abaixo do normal e adquirir tal imóvel possa ajudar a empresa a crescer assim que a crise passar. Claro, tudo deve ser muito bem planejado e projetado para não transformar uma oportunidade em problema ainda maior que a crise.

 

Podemos então concluir que mediante uma crise, fazer investimento requer o dobro de planejamento e considerações, entretanto o contexto total e planejando a médio e longo prazo devem fazer parte do processo decisório e não apenas ficar assustado com a palavra crise.

 

Se precisar de alguma ajuda, a Equipe da Aliae está a sua disposição para te ajudar a fortalecer o seu negócio. Clique aqui e faça seu pedido de consultoria gratuita!

Caso deseje consultar nossa agenda de horários disponíveis, só Clicar aqui.