fbpx
Menu fechado
Cuidados para a retomada das atividades dos pequenos negócios

Cuidados para a retomada das atividades dos pequenos negócios

 

A retomado das atividades comerciais estão acontecendo pelo Brasil todo. Sabemos que a pandemia ainda não passou, por isso essa retomada precisa ser muito cautelosa e com todas as medias de segurança respeitadas.

 

Para os pequenos negócios, retomar as atividades pode ajudar a não só evitar que o negócio feche de vez, mas também a tentar recuperar um pouco do tempo perdido.

Cuidados para a retomada das atividades dos pequenos negócios
Cuidados para a retomada das atividades dos pequenos negócios

Olhando para o mercado, alguns especialistas falam de uma tendência de as pessoas comprarem em locais mais próximos de suas casas, para evitar grandes deslocamentos ou aglomerações, e os pequenos comércios dos bairros tem muito a ganhar se souberem aproveitar esse possível aumento de demanda.

 

As características de negócios locais, como por exemplo, o atendimento mais pessoal, proximidade das casas das pessoas e fluxo de pessoas reduzido dentro da loja, são justamente o que pode atrair mais consumidores nesse pós crise. A segurança de locais sem aglomeração e a confiança no dono do estabelecimento são pontos que serão mais valorizados.

 

É preciso pensar ainda nesse momento de retomada nas adaptações e inovações que esse retorno vai exigir.

 

Todo aparato de comunicação visual para a segurança, adaptação de estruturas e recursos de higienização, como disponibilização de álcool gel e limpezas mais frequentes, são obrigatórios, mas os donos de pequenos negócios não precisam parar por aí. Quanto mais recursos que demonstrem o cuidado e a preocupação com a segurança dos clientes e funcionários forem vistos no estabelecimento, mais credibilidade, conforto e confiança os clientes terão para voltarem a fazer as suas compras.

 

Não podemos deixar de falar das inovações na parte comercial, afinal, não é só na parte física que os estabelecimentos precisam se adaptar. Utilizar formas de pagamentos digitais que evitem contato com dinheiro físico e a possibilidade de fazer pedidos online antes de chegar na loja, já são ações muito inovadoras que podem ajudar na segurança, e claro, demonstrar que o negócio está inovando no atendimento.

 

Podemos sim dizer que as coisas estão voltando ao normal, mais não voltaram completamente ainda. Temos muito a percorrer até que um novo normal se estabeleça. Os pequenos negócios precisam voltar a operar para não irem à falência, mas todo cuidado é necessário, afinal, ainda estamos no processo para vencer essa doença e, justo agora nesse retorno, não é hora para descuidar e perder todo sacrifício que já fizemos.

 

Se precisar de alguma ajuda para essa retomada, a Equipe da Aliae está a sua disposição para te ajudar a fortalecer o seu negócio. Clique aqui e faça seu pedido de consultoria gratuita!

Caso deseje consultar nossa agenda de horários disponíveis, só Clicar aqui.