fbpx
Menu fechado

Cuidado com o que não sabe fazer!

   O título deste texto parece óbvio, mas não é. Realizar algo que não se sabe fazer é mais comum do que se imagina. Em pequenas empresas, essa prática é corriqueira e extremante perigosa, na maioria dos casos. Vamos lá, a gente te explica com um exemplo frequente.

   Imagine que sua empresa precisa melhorar as vendas e você decide que precisa melhorar o marketing da sua loja. Em vez de buscar quem entende do assunto, vai direto ao computador, cria um panfleto em um programa qualquer e imprime. Recorta com tesoura e, pronto, coloca esse “panfleto” no seu balcão. A essa altura você deve estar todo orgulhoso do que fez e nem se dá conta do que realmente pode ter acabado de fazer. 

   Primeiramente, se sua empresa está precisando melhorar as vendas, não necessariamente é preciso ir direto ao marketing, uma vez que o problema pode estar nos vendedores, por exemplo. Mas supondo que o problema esteja no marketing, mesmo assim você pode ter errado, pois somente fazer panfletos não significa ter feito marketing, no máximo, um material promocional. Quanto a você mesmo ter feito esses panfletos com os recursos que tinha, isso pode ter sido um tiro no pé, já que inúmeros detalhes precisam ser considerados para se fazer esse material. Resumindo: uma cascata de erros.

   Entendemos perfeitamente que nos pequenos negócios falta dinheiro para tudo, ainda mais para investir em algo assim. Por isso sua atitude se explica, mas não se justifica. Quanto mais recursos financeiros nos falta, mais sabedoria precisamos ter.

   Se você não entende da área, seja ela qual for, sair agindo por impulso e sem pensar nas consequências pode ser pior que ficar sem fazer nada. No nosso exemplo, seu “panfleto” pode não ser tão atrativo assim para os clientes, e até mesmo afastá-los caso tenha cometido algum erro ortográfico ou cores inadequadas, por exemplo. Ainda tem o fato da sua perda de tempo  – que custa dinheiro -, que poderia ter sido investido em outra ação mais rentável.

   Deixar de fazer o que não se sabe não significa fazer nada, e sim apenas deixar de executar o que não se tem informações precisas. Se precisamos de algo que não sabemos fazer, a primeira coisa é buscar informações sobre a questão: pode ser com um profissional, em livros ou na internet. Ficar parado diante de um problema é tão errado quanto tentar resolvê-lo sem ter a menor noção do assunto. É como você tentar salvar alguém que está se afogando e você não sabe nadar, adivinha o resultado.

   Nos negócios, informações precisas e profissionais são fatores que levam ao sucesso. Não importa sua situação, seus recursos ou seu tempo, sempre é possível conhecer mais antes de agir. Erros irão acontecer, mas quanto mais pudermos evitá-los, menos dinheiro perdemos e mais próximos do ideal chegamos.

   Em resumo: busque sempre ajuda quando não dominar um assunto. A equipe da Aliae está a disposição. Não sabemos de tudo, porém juntos podemos te ajudar a chegar a quem sabe.