fbpx
Menu fechado

Como empreender e crescer sem armadilhas

Abrir um negócio próprio hoje em dia já é um desafio, fazer esse empreendimento crescer é uma tarefa ainda mais complicada.

Felizmente hoje, os empreendedores possuem uma vasta biblioteca de conteúdo e informação na internet, a maioria gratuita e ainda contam com ajuda de instituições confiáveis como o Sebrae, e claro, a Aliae.

O segredo para abrir o negócio e fazê-lo crescer está em saber filtrar os melhores conhecimentos e assim, com muito trabalho e dedicação, pôr a mão na massa.

Bom, como tudo não é fácil na vida de um empreendedor, existem inúmeras armadilhas no caminho. Saber reconhecê-las e principalmente não cair em alguma delas também faz parte do caminho do sucesso.

Então, como crescer sendo dono do próprio negócio sem armadilhas? A resposta é complexa, mas separamos algumas dicas para te ajudar;

1º – Busque informações e orientações em fontes confiáveis: Nada de digitar o que precisa no Google e confiar no primeiro link que aparecer. Você pode até começar por lá, mas seu filtro deve começar a entrar em ação nesse momento para escolher as melhores informações e filtrar as realmente úteis.

2º – Análise casos de sucesso e veja o que fizeram: Buscar conhecimento com pessoas e empresas que já tiveram sucesso ajuda muito, só é preciso se atentar e buscar se espelhar em empresas do mesmo ramo que a sua e levar em consideração que o que funcionou para ela não deve ser apenas duplicado no seu caso, e sim adaptado ao seu contexto e realidade.

3º – Não vá pelo caminho fácil: Essa dica pode soar estranha, afinal, ninguém quer dificuldade. O que queremos te dizer é que desconfie de caminhos fáceis demais, lembre-se, no caminho do empreendedorismo as dificuldades sempre estão por perto. Se partir deste princípio, estará ainda mais atendo a não cair em armadilhas que prometem muita sombra e pouco suor.

4º – Tenha paciência: No empreendedorismo o tempo é aliado, mas ele cobra um preço alto de persistência e paciência. O caminho e duro e longo até o sucesso e por isso as armadilhas surgem para encurtar caminhos, quando na verdade o caminho rápido que elas levam é para o fracasso. Não pegue atalhos, não vale o risco.

5º – Cuidado com oportunidades: Mais uma dica estranha você deve estar pensando, mas essa é uma das mais importantes para evitar quedas. Quando definimos o que queremos e como vamos chegar lá, o caminho é longo e precisamos de um plano para seguir. Esse deve não só pode, como deve ser revisto e reeditado, afinal, as coisas mudam. A pegadinha em tudo isso está nas “oportunidades” que vão pular na sua frente diante do trajeto. Elas serão desde um novo tipo de negócio promissor a pessoas que querem entrar no negócio contigo. Não importa de onde venha, sempre que surgir algo, análise com muito cuidado para ver se essa oportunidade é realmente uma oportunidade que vai te ajudar no a chegar no seu objetivo.

Essas são apenas algumas dicas para fugir das armadilhas no caminho de um empreendedor. Assim como muitas armadilhas, existem muitas dicas e até mesmo instituições e pessoas que podem te ajudar. Você não precisa estar sozinho.

 

Se precisar de alguma ajuda, a Equipe da Aliae está a sua disposição para te ajudar e enxergar os melhores trajetos. Clique aqui e faça seu pedido de consultoria gratuita!

Caso deseje consultar nossa agenda de horários disponíveis, só Clicar aqui.