fbpx
Menu fechado

 3 dicas básicas para conseguir administrar seu pequeno negócio sozinho

 3 dicas básicas para conseguir administrar meu pequeno negócio sozinho

Empreender nos dias de hoje não é tarefa fácil, mas até aí não precisa ser um gênio pra saber disso. Uma das dificuldades de maior peso nesse drama todo é ter que fazer tudo dentro da empresa sozinho, de vender a produzir, de cuidar das finanças a fazer entregas.

Para uma pessoa só fazer várias coisas ela no mínimo vai perder qualidade no que faz ao passo que ainda terá que sacrificar várias outras, mas é possível mudar isso. Aumentar a qualidade do trabalho e ao mesmo tempo não sacrificar tanto outras coisas assim. Para isso, temos 3 dicas simples, que se bem aplicadas, podem mudar totalmente sua correria do dia a dia. Vamos a elas?

 

1 – Organização
Você imagina porque uma empresa também recebe o nome de Organização? Pois é, esse nome não é à toa e uma empresa que busca o sucesso deve começar por aí, por ser organizada. Você deve seguir o mesmo princípio, mesmo que trabalhe sozinho. Organizar seu trabalho, desde tarefas, horários, processos e até mesmo onde guarda as coisas. Se esses pontos básicos estiverem organizados, pode ter certeza que já está na estrada certa.

2 – Disciplina

Agora que está organizado, não pode perder isso. Se não estiver disciplinado, toda organização será perdida e poderá não só deixar de ajudar como também vai piorar a situação. Siga claramente as coisas que você mesmo organizou, por exemplo: Se definiu que pela manhã faria as coisas administrativas do seu negócio, evite atender clientes ou fazer entregas nesse período. Sabemos que nos pequenos negócios as “urgências” surgem e precisam ser resolvidas, mas é justamente para evitar que elas surjam que estar organizado e disciplinado ajuda. Nessa dica a palavra de ouro é dizer NÃO. Use essa palavra com moderação e sua vida vai mudar.

3 – Prioridades

Agora que está organizado e disciplinado, uma dica que completa esse tripé e ter prioridades. Por mais que você se ache o super-homem, lamento te informar que não pode fazer tudo que quer ou mesmo que precisa. Sozinho, somos limitados e nesse momento temos de usar de prioridades para fazer o melhor para o momento com o melhor que temos. Se quer ter um site para sua empresa, por exemplo, mais só tem tempo e conhecimento para fazer uma rede social, foque onde pode fazer e faça o melhor possível. Com as duas dicas anteriores você conhecerá seu potencial e sabendo disso poderá definir até onde pode ir sozinho, e garanto, é muito longe.

 

Por fim é crescer e para isso precisará atingir o seu potencial máximo de trabalho e produtividade e desse ponto em diante sua empresa já estará colhendo os frutos da sua organização, disciplina e prioridades definidas e por sua vez esses frutos, em forma de resultados, te possibilitarão contratar outras pessoas para usarem os mesmos princípios básicos e refazer o ciclo de potencial e crescimento.

Te desejamos sucesso no seu negócio e se precisar, a equipe da Aliae está à disposição para te ajudar, só chamar.